quarta-feira, 13 de maio de 2009

Brasil Sabor abre roteiro de festivais gastronômicos


A etapa baiana do Brasil Sabor 2009,começa no dia 15 de maio (sexta-feira), maior festival gastronômico do planeta. Iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae e Ministério do Turismo, o evento envolve mais de 1300 restaurantes, mais de 100 apenas na Bahia, que tem 19 cidades participantes nas regiões da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros e Recôncavo Baiano. Criado para movimentar a cena gastronômica nacional propondo sabores e preços diferenciados aos clientes, o Brasil Sabor inclui festins gastronômicos, cursos para o setor, demonstrações culinárias e até uma corrida de garçons, divididos numa intensa programação que vai até o dia 14 de junho.
Com o tema “Todos os sabores, uma só arte”, o Brasil Sabor 2009 tem como grande desafio a criação de receitas que valorizem a cultura de cada região e seus ingredientes típicos. Na prática, busca o desenvolvimento da Bahia na sustentabilidade dos seus produtos regionais. O resultado dessa rica miscelânea de sabores e histórias é o já tradicional livro “Segredos dos Chefs”, que chega agora à sua quarta edição, com todas as receitas participantes e o olhar inspirador do fotógrafo Mário Jorge Marques. Para o presidente da seccional baiana da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral, mais do que promover a gastronomia, a realização de festivais pode ser uma alternativa para incrementar o setor em tempos de crise. “Acreditamos que o Brasil Sabor vai manter a tradição de movimentar os restaurantes durante todo o período, atraindo consumidores locais e turistas e consolidando a Bahia como um dos grandes pólos gastronômicos do país”, garante.
Produção associada ao turismo – Resultado do esforço concentrado entre Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo, além das secretarias estaduais de Agricultura e Turismo, o festival Brasil Sabor é apenas uma das ações do movimento que leva o mesmo nome, e tem como objetivo a promoção e valorização da gastronomia brasileira como diferencial competitivo para o turismo.

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