quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Benchmarking no Brasil

No mês de dezembro, empresários de Petrópolis/RJ e Bonito/MS, participantes do projeto Economia da Experiência, foram à região da Uva e do Vinho, no Rio Grande do Sul, para um benchmarking com o objetivo de ver de perto o resultado da implantação do projeto no local.

Os visitantes cariocas e mato-grossenses-do-sul puderam ver de perto a estruturação adotada pelo projeto para proporcionar aos turistas experiências únicas e originais. As ações propostas visam à diversificação da oferta turística e a ampliação do consumo, além de uma maior satisfação do cliente e o aumento na geração de emprego.

Apresentado aos visitantes por colaboradores do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), o projeto do Rio Grande do Sul, pioneiro no Economia da Experiência, explora o enoturismo, segmento da atividade turística motivado pela apreciação de vinhos, adaptando a oferta turística de acordo com os conceitos inovadores “Cidade dos Sonhos” e “Economia da Experiência”.

Para Márcia Ferronato, diretora do SHRBS, o encontro foi importante para a troca de informações entre os empreendedores de diferentes regiões. ”Cada lugar tem características próprias. Vivenciar e perceber as diferenças e as particularidades de cada região é muito importante. Mais que isso, é fundamental que essas características locais sejam exploradas para melhorarmos ainda mais o produto turístico”, explica.

Empreendedora participante do Projeto Economia da Experiência, Evany Noel, da agência de receptivo Imperial Tour, esteve no encontro e concorda que a estratégia de valorização dos aspectos locais, por exemplo, deva ser usada para valorizar o turismo em Petrópolis. “A cidade tem um patrimônio histórico muito grande, que foi construído na época de Dom Pedro II, e exploramos isso ao máximo, desde as decorações à Gastronomia. Por se tratar de uma cidade serrana, exploramos, também, a natureza local”, conclui.
Texto: Felipe Sato



Empreendedores de Bonito e Vanessa Leite do SEBRAE MS numa parada do passeio da Maria Fumaça

Empreendedores de Bonito vivenciando o passeio, As aventuras da minha infância, da agência de Toni Formaiari

Nenhum comentário:

Postar um comentário