Durante a missão em Las Vegas, a equipe do Economia da Experiência participou de reunião com o Las Vegas Convention and Visitor Authority - LVCVA. Entre as autoridades que receberam a equipe estavam John Bischoff, vice-presidente da entidade, e Rafael Villanueva, diretor internacional de vendas. O LVCVA foi criado por iniciativa do governo e sua viabilização financeira está ligada a arrecadação do room tax, locação de serviços e do espaço do Centro de Convenções de Las Vegas e do Cashman Center, já que o LVCVA não tem associados, a instituição promove toda a oferta turística da cidade. No encontro com a equipe do Economia da Experiência, foi possível conhecer o processo de integração entre as empresas privadas e instituições públicas em Las Vegas e como as micro e pequenas empresas do destino são envolvidas e se beneficiam do turismo.
Um dos pontos altos do benchmarking em Las Vegas foi a reunião com o departamento de vendas do Cirque du Soleil com o objetivo de buscar informações sobre a estrutura do primeiro espetáculo permanente em Las Vegas, o Mystére. O Cirque du Soleil é uma das empresas mais inovadoras do mundo e busca atender as necessidades da demanda, por isso exibem shows únicos em cada continente, diferentes dos shows permanentes. Em Las Vegas, existem sete espetáculos permanentes. Segundo Michelle Sharples, gerente de vendas dos shows permanentes do empreendimento, a demanda e a imagem do destino mudou. Para ela, hoje são mais as famílias que buscam entretenimento e que visitam a cidade, por isso a companhia aumentou a oferta de espetáculos.
Outra visita importante realizada pelo grupo foi a Inspeção no CityCenter, um complexo totalmente inovador que contempla hotéis, restaurantes, shoppings e residências. Divulgado como “A Capital do Novo Mundo”, pois foi arquitetado com o objetivo de ser algo jamais visto antes, o Citycenter oferece uma combinação única de localização, comodidades, serviço e estilo. Cada edifício possui um design contemporâneo rodeado por áreas públicas cheias de harmonia e beleza. O empreendimento inaugura no próximo dia 16 de dezembro e está em fase final de acabamento. A equipe teve que colocar os equipamentos de segurança para visitar as instalações. O Complexo mostra o que há de mais moderno e inovador no mundo do entretenimento. Além disso, Audrey Dicicco, gerente de vendas do Ária Resort & Cassino do CityCenter, acompanhou a equipe do EE o tempo todo e repassou informações sobre a atenção dispensada com o visitantes chineses, que vem dispontando como demanda muito significativa para o turismo.
O projeto - O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil e os Sebraes UFs. Inicialmente desenvolvido na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, o projeto segue uma tendência de mercado que vem movimentando o turismo: os destinos estão sendo estruturados para proporcionar aos turistas experiências memoráveis, originais e únicas. O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da “Sociedade dos Sonhos” e “ Economia da Experiência”. As macro ações dessa proposta resultarão na diversificação da oferta turística, a ampliação do consumo turístico e da satisfação dos visitantes e o aumento da geração de emprego e renda na região. Nessa segunda etapa, o projeto está sendo implantado em outros quatro destinos brasileiros: Petrópolis(RJ), Costa do Descobrimento(BA), Bonito (MS) e Belém (PA).
Texto:Daniela Pereira - Assessora de Imprensa do Instituto Marca Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário