segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tour da Experiência vai estimular os cinco sentidos dos visitantes no 5º Salão do Turismo

Aromas, sabores, imagens e histórias que o projeto Economia da Experiência resgatou nas cidades de Bonito, Petrópolis, Costa do Descobrimento, Belém e Região da Uva e Vinho serão apresentados durante o evento que acontece de 26 a 30 de maio, no Parque Anhembi, em São Paulo

Quem passar pelo estande do projeto Economia da Experiência no 5º Salão do Turismo vai se surpreender e se encantar com as vivências preparadas para estimular os cinco sentidos dos visitantes.  Um pouco do que o Tour da Experiência já está oferecendo aos turistas em Bonito, Petrópolis, Costa do Descobrimento, Belém e Região da Uva e Vinho será apresentado no evento por meio da gastronomia, artesanato, imagens e histórias das cidades e do contato com personagens das regiões. Empreendedores do projeto, bem como os responsáveis pelo receptivo de cada destino também participarão de um Encontro de Negócios que acontece no dia 27 de maio, entre 9h30 e 13h, com o objetivo de comercializar as experiências disponíveis em cada região. Além disso, o Núcleo do Conhecimento vai abrigar um encontro para planejar as próximas ações dos empresários que participam do projeto no dia 28 de maio, das 11h às 13h30.

O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae com gestão nacional do Instituto Marca Brasil e local dos Sebraes UF e Sindicato de Hotéis,Restaurantes,Bares e Similares da Região da Uva e VInho. A idéia do projeto é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da “Sociedade dos Sonhos” e “ Economia da Experiência”, em que o principal objetivo é  promover experiências únicas, originais e inesquecíveis aos turistas. O projeto está em fase final e já foi implantado em Bonito, Petrópolis, Costa do Descobrimento, Belém e Região da Uva e Vinho dando origem ao Tour da Experiência, um roteiro de vivências inesquecíveis em cada destino que já está sendo comercializado.
Para o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, o Economia da Experiência é um dos projetos mais importantes do segmento. “O Turismo no Brasil passa por um momento especial e projetos como o EE oferecem momentos de lazer, alegria e bem-estar ao turista e incentivam a parceria público-privada”, afirma.

De acordo com a diretora do IMB, Daniela Bitencourt, o futuro do turismo passa pelo conceito da Economia da Experiência. “O projeto segue uma tendência de mercado que já é uma realidade em muitos países do mundo e deverá se propagar pelo Brasil. O turista quer ser ator das próprias experiências que vivencia e não um mero espectador. E o mais importante é aproveitar o que é característico de cada região para surpreender e encantar os visitantes” avalia.

Surpresas no Salão
- E é exatamente isso que o Tour da Experiência proporciona em cada destino onde foi implantado. Algumas das vivências serão levadas para o 5º Salão do Turismo. No estande do Tour, a Região da Uva e do Vinho, vai apresentar a lenda de São Valentim e a simpatia de Santo Antônio e os visitantes poderão experimentar as balas e bombons de uva, típicos da região. Petrópolis brindará os participantes do evento com um licor preparado da mesma maneira como D. Pedro II gostava, apresentará uma pasta de truta, peixe da região, e levará um ator caracterizado como Santo Dumont, personagem que se encantou e viveu na cidade durante muito tempo. A Costa do Descobrimento vai mostrar o famoso beiju e levará índios da região para o Salão. Bonito vai mostrar um pouco de sua natureza exuberante com uma jibóia que fará parte do evento e com a cachaça taboa produzida no destino. Belém promoverá degustação com castanha do Pará e balas de cupuaçu e apresentará suas crenças e cheiros através de um banho com ervas e essências da região.

Conheça um pouco do Tour da Experiência em cada destino:

Costa do Descobrimento - “A cada chegada uma nova descoberta”.
Quem quiser vivenciar o Tour da Experiência na região, terá oportunidade de participar de um encontro multicultural inesquecível com os índios pataxós na Reserva da Jaqueira; uma viagem histórica cheia de descobertas e emoções no Hotel Vale Verde onde, já na recepção, o hóspede é transportado para um ambiente criado sob a interpretação artística de fatos históricos que vão desde a navegação dos portugueses até o relacionamento com os índios que ali viviam e uma infinidade de experiências gastronômicas regadas com os temperos portugueses, africanos e nativos. No salão do café da manhã, o Hotel Estalagem recebe uma vez por mês escritores, senhoras da comunidade, amigos e clientes para um café ao pôr do sol, onde são contadas “estórias” e declamados cordéis, sempre regados aos melhores quitutes com receitas locais.

Bonito - “Mergulhe nessa emoção”.
A hospedagem nas suítes temáticas do Marruá Hotel é um dos pontos altos do Tour em Bonito. Lá, é possível sentir o aroma do Pantanal, o aconchego de uma casa de fazenda com luxo e muito conforto e ainda relaxar em uma banheira com cromoterapia, acordando ao som de pássaros com uma visão de um amplo jardim. Outra experiência memorável é participar da “Merenda Pantaneira”, um chá da tarde recheado de quitutes da culinária regional com apresentação de músicas e histórias, na Pousada Águas de Bonito.

Belém – Crença, Cheiros e Sabores
Em Belém, alguns dos passeios memoráveis do Tour da Experiência são as visitas a Catedral da Sé, Complexo Feliz Luziânia e Basílica de Nazaré, para conhecer a sua história e a lenda da imagem. Outra boa opção é o passeio pelo museu do encontro (Forte do Castelo), apresentação em versos e cantos do encontro do povo europeu com o nativo e a visita ao Pólo Joalheiro São José Liberto, onde estão a Amazonita e Ourogema, para conhecer os encantos das jóias artesanais com designs amazônicos. Localizado na Ilha do Combu, o restaurante Saldosa Maloca tem como atrativo, além da deliciosa comida, uma caminhada pela ilha. Para chegar até lá é preciso pegar um barco no porto da Praça Princesa Isabel. A embarcação atravessa a Baía do Guajará. Ao desembarcar no píer, os visitantes podem aguardar os pratos regionais em espreguiçadeiras do deque.

Petrópolis - “Sonhar faz parte da nossa história”.
A “Rota Petrópolis Imperial” inclui a “Cavalgada ao Luar”, passeio a cavalo em que é possível apreciar a paisagem da região de Itaipava ao som de canções de viola; “Museu Imperial – Sarau”, que proporciona uma tarde de música, declamação de poemas e contos relacionados aos temas da época do Império; e “Encantos e Sensações da Serra Imperial”, no qual, depois de uma recepção com chás e biscoitos caseiros na Pousada Paraíso Açú, os turistas participam de uma caminhada até a cachoeira das Bromélias – no Parque Nacional das Serras dos Órgãos. Quando retornam, são recepcionados com escaldas pés e um almoço inspirado na culinária da cultura negra, preparado com produtos da pousada e da região. Tudo regado a muita história.

Região da Uva e Vinho – “Um brinde à Natureza e à Cultura”
O dia começa com uma vivência com a participação do Mago do Sítio Caminho da Luz e com a apresentação do coral do Filó Italiano de Villa Flores. A visitação e almoço na vinícola Casa Valduga dá direito à conversa com os proprietários do empreendimento, Juarez e Elizabete Valduga e até ao tradicional pisar uvas. Na Osteria Della Colombina, restaurante de Dona Odete Bettú Lazzari, cada visitante recebe a colombina (pequena pomba feita com massa de pão artesanal) e ainda aprende a fazer a iguaria, uma experiência memorável e cheia de emoção.



Para mais informações acesse o site www.tourdaexperiencia.com, o Blog projetoee.blogspot.com, no Facebook - http://pt-br.facebook.com/people/Tour-da-Experiencia/100000989813560, ou siga o Tour no Twitter - http://twitter.com/TourExperiencia.

Fotos do projeto e dos destinos estão disponíveis para download no www.marcabrasil.org.br

Mais informações para a imprensa: 
Daniela Pereira - imprensa@marcabrasil.org.br
Tel.: (21) 87447113

Nenhum comentário:

Postar um comentário