terça-feira, 2 de junho de 2009

Rede de Cooperação entre pequenas empresas

Hoje, vou abordar um tema muito importante para o sucesso do projeto economia da experiência, o trabalho cooperado entre as empresas.

A globalização da economia traz como consequência um aumento crescente do número de produtos e serviços, a segmentação dos mercados, uma concorrência com maiores e melhores vantagens competitivas muito grande, nacional e internacional, clientes mais exigentes e sofisticados, a qualidade hoje se tornou um dever, a consciência ecológica está cada vez mais forte, a tecnologia da informação, reflete impactos nos pequenos empreendimentos.

O pequeno empreendimento do setor turístico deve estar preparado para enfrentar essas pressões e novas estratégias devem ser colocadas em prática, como a união de esforços entre instituições e organizações para reduzirem os riscos e aproveitarem as oportunidades.

Segundo a revista Exame PME, as novas redes de cooperação estão ensinando pequenos e médios negócios a ser mais competitivos e a enfrentar grandes empresas em seus mercados. O que são as novas redes de cooperação: - Organizações de pme´s de um mesmo setor que desenvolvem ações conjuntas para melhorar a competitividade.

Principais objetivos: - Proporcionar economia de escala e poder de barganha, trocar informações, diluir custos em feiras e eventos, desenvolver marketing conjunto e treinar funcionários.

Dados mostram,como as pequenas e médias empresas estão se beneficiando com o trabalho cooperado:
- 73% adotaram novas práticas de trabalho
-72% reduziram o custo das compras
- 65% conquistaram novos clientes
- 55% buscaram novos fornecedores
- 54% aumentaram o faturamento
- 47% lançaram novos produtos ou serviços
- 42% registraram redução dos custos totais.

Leia mais...

Um comentário:

  1. Este texto está excelente, parabéns!
    Vejam também no site do terra de hoje, domingo 07/06 os 50 lugares mais visitados do mundo!

    ResponderExcluir