terça-feira, 23 de junho de 2009

Artesãs de Viçosa do Ceará retratam em peças história de seus antepassados


Elas não precisam de diploma, nem patrão, precisam apenas da criatividade. É assim que vive um grupo formado por 12 mulheres da comunidade de Tope, zona rural da cidade de Viçosa do Ceará.

...As artesãs do Sítio Tope, em Viçosa do Ceará, imprimem sua história em cada peça de cerâmica moldada com toda dedicação. A religião, os idiomas e os costumes de antepassados são os referencias de seu trabalho. Ali, o barro ganha vida e toma forma de jarras, fruteiras, travessas, panelas, cestas, potes, galinhas, flores, bichos, vasos ou cofrinhos.

O barro, que antes era preparado e moldado no quintal, dando forma às peças de cerâmica, hoje ganhou um local mais apropriado, até um termômetro foi adquirido para medir a temperatura do forno. Depois de moldadas, elas são lixadas com sabugos do milho e feito o acabamento. Neste ponto, vale a criatividade de cada artesã. Muitas delas gostam de imprimir nas travessas, jarras e potes sinais de seus antepassados que foram encontrados nos sítios arqueológicos da região. O barro usado na confecção das peças são: barro vermelho, barro branco e barro do cujá, (nome originário ao local onde a argila é encontrada em grande escala).Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário