quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mapa das sensações é a nova atração de São Paulo

Nesta terça-feira (24), aconteceu no Mercado Municipal o lançamento oficial do Mapa das Sensações da cidade de São Paulo. Com a presença do prefeito Gilberto Kassab, e do presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho (foto), mais de cem convidados – entre autoridades, representantes de entidades do turismo, agências de receptivo e outros – puderam conhecer o novo projeto que visa lançar um novo olhar sobre a metrópole, revelando suas diversas nuances por meio do estímulo aos cinco sentidos.

Após a solenidade, o público em geral também pôde participar e colocar à prova a ideia do projeto, interagindo com dez estandes cenografados que representavam alguns dos pontos turísticos presentes no Mapa e que remontavam aos cinco sentidos:

- a visão foi ressaltada no espaço do Masp, com quadros digitais que exibiam imagens das obras de arte presentes no museu;
- o olfato foi aguçado nos estandes da Banca de Flores da Dr. Arnaldo, com flores e plantas variadas, e dos parques, com o inebriante cheirinho de café servido na hora;
- a audição foi estimulada nos espaços da Sala
São Paulo, com um trio de violinistas, e ainda por fones de ouvido com sons típicos nos ambientes que representavam uma quadra de escola de samba, o Autódromo de Interlagos e o Museu do Futebol;
- o paladar foi despertado nos estandes do Mosteiro de São Bento e do Mercado Municipal, onde as pessoas puderam fazer degustação de comidas tradicionais desses locais, como bolos e pães para o primeiro, frutas, sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau para o segundo;
- e o tato foi instigado no espaço da Pinacoteca, com a presença de estátuas vivas que podiam ser tocadas.


Os presentes também puderam conhecer o sistema “medidor de emoções”, um tipo de detector de mentiras usado para captura e avaliação dos depoimentos dos turistas que participaram do projeto.

Segundo o presidente da SPTuris, a ideia de se elaborar um Mapa das Sensações surgiu quando com a necessidade de se pensar sobre a identidade de São Paulo e trabalhar a questão da economia da experiência para o turismo do destino. “Queríamos fazer alguma coisa diferente, que mexesse com as pessoas e que permitisse a interação tanto da população, quanto dos visitantes. Por isso usamos as indicações dos moradores pelo site e também o detector de mentiras durante a visitação dos turistas, já que assim pudemos avaliar o que estavam sentindo e ainda analisar os depoimentos e opiniões de uma maneira mais precisa”, revela Caio Carvalho. “O resultado é um olhar mais humano e mais emotivo sobre uma cidade que tinha a fama de ser dura”, completa.

Publicado dia 25/11/09 pelo Diário do Turismo, www.diariodoturismo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário